remedio para menopausa

Remédio natural para menopausa | Sintomas e tratamento 2

O remédio natural para menopausa começa com a mudança no estilo de vida que, entre outros fatores, inclui o uso de suplementos naturais com substâncias que ajudem a aliviar os sintomas.

O organismo das mulheres e dos homens produz hormônios semelhantes, mas alguns hormônios são específicos para cada um. No caso das mulheres, os hormônios femininos são os estrogênios e as progesteronas, e do homem, a testosterona.

Esses hormônios sexuais são produzidos até uma certa fase da vida. Eles participam dos processos reprodutivos e exercem efeitos importantes no organismo como, por exemplo, de proteger contra o aparecimento de algumas doenças, como as doenças do coração e também aumento de líbido, energia, força e massa magra muscular.

Na mulher, os hormônios femininos estrogênio e a progesterona sofrem uma redução da sua produção lá pelos 40 a 50 anos de idade, ou até um pouco mais. Isso ocorre devido à diminuição gradual da função ovariana fazendo com que os ovários parem de produzir esses hormônios.

Essa redução da produção dos hormônios femininos que leva à interrupção do ciclo menstrual caracteriza a fase conhecida como menopausa.

Diferença de menopausa e climatério

Muitas pessoas confundem climatério e menopausa. Essas duas fases da vida podem ser um pouco parecidas, porém, não são a mesma coisa.

O climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Já a menopausa inicia-se a partir da última menstruação da vida.

Causas da menopausa

Como vimos, a menopausa ocorre por causa da redução dos hormônios femininos nos ovários, mas entre outras possíveis causas da menopausa estão as cirurgias ginecológicas que retiram os ovários.

Menopausa sintomas

Em algumas pessoas, a menopausa é assintomática, por exemplo, as asiáticas, devido a alimentação rica em soja e peixe (ômega 3), tem menos sintomas ou caso nenhum; mas algumas mulheres já começam a apresentar sintomas de intensidades diferentes logo no começo do climatério. Quanto maior for a diminuição progressiva da produção dos hormônios sexuais femininos, mais os sintomas vão se intensificando.

Alguns sintomas são bem característicos da menopausa. O mais comum são os calores da menopausa (fogachos).

Os sinais e sintomas mais prevalentes durante essa fase da vida são os seguintes:

  • Fogachos (ondas de calor)
  • Ausência das menstruações
  • Dores de cabeça
  • Sudorese noturna
  • Cansaço
  • Alterações de humor
  • Dificuldade para dormir
  • Aumento do peso
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Depressão em alguns casos
  • Secura na pele
  • Cabelos mais finos
  • Alterações da libido e do humor
  • Secura vaginal
  • Em alguns casos ocorre atrofia dos órgãos genitais

Consequências da menopausa

A menopausa pode trazer algumas consequências, principalmente se não for tratada. Algumas são: dificuldade para emagrecer e algumas doenças como doenças cardíacas, osteoporose, câncer de mama e de útero, endometriose, entre outras.

Diagnóstico

O diagnóstico da menopausa é feito depois que a mulher passou por um período de doze meses sem menstruar. A partir de então, conclui-se que a mulher já está na fase da menopausa.

Tratamento natural para menopausa

remedio natural para menopausa

Como vimos, a mudança no estilo de vida é o início do tratamento natural para menopausa e a terapia com fito hormônios, ou seja, substâncias derivadas de plantas medicinais que teriam resultados semelhantes ao tratamento com estrogênio ou progesterona. É o tratamento com remédio natural para menopausa que menos tem efeitos colaterais no tratamento do alívio dos sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor.

Outra forma de tratamento é com hormônios sintéticos, tradicional reposição com os hormônios femininos (estrogênio ou estrogênio + progesterona), técnica esta que está relacionada com alguns riscos como maior chance de ter câncer de mama, câncer de cólon, doença cardiovascular e fraturas. Por esses motivos é que o uso de remédio natural para menopausa é o mais indicado, mas, mesmo assim, deve ser feito sob orientação de profissional habilitado.

O uso de fito hormônios é eficaz porque contribui para diminuir os sintomas do climatério e da menopausa a fim de melhorar a qualidade de vida da mulher.

Por isso, o remédio natural para menopausa pode conter os seguintes componentes naturais:

CIMICIFUGA: éuma planta muito indicada para aliviar os sintomas do climatério e da menopausa gerando ótimos benefícios como o bem-estar em geral, melhora na qualidade de vida, melhora na sexualidade, redução de muitos desconfortos nessa fase e vários outros benefícios.

ISOFLAVONAS – são compostos orgânicos naturais de origem vegetal, pertencente à classe dos flavonóides, e estão presentes principalmente na soja. As principais isoflavonas são: genisteína, daidezeína e glicisteína, sendo estas consideradas fitoestrógenos,

Os fitoestrógenos agem de forma semelhante aos hormônios femininos e, por isso, contribuem para combater os sintomas do climatério e da menopausa, entre eles o mais comum que, ou seja, as ondas de calor. Além disso, os fitoestrógenos ajudam a prevenir as complicações da menopausa.

AMORA –  A amora também ajuda a combater os sintomas da menopausa porque atua na regulação dos hormônios femininos.

DONG QUAI – é uma planta nativa da China muito indicada para a reposição hormonal, pois contribui para manter o equilíbrio hormonal aliviando os sintomas da menopausa, além de tratar cólicas menstruais e combater a TPM (tensão pré-menstrual) ajudando as mulheres a regularizarem seu ciclo menstrual quando não mais fazem uso de pílulas anticoncepcionais.

RED CLOVER – ou trevo vermelho, é uma planta que alivia os sintomas do climatério e da menopausa por ser fonte de fitoestrógenos como as cumarinas e as isoflavonas.

Portanto, o remédio natural para menopausa é indicado para as seguintes finalidades:

  • Reposição hormonal natural;
  • Alívio em geral dos sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor;
  • Ajuda a prevenir as complicações da menopausa;
  • Melhora das oscilações de humor e ansiedade.

Além da reposição hormonal, a alimentação deve ter um foco importante, pois também influencia na piora ou melhora dos sintomas da menopausa.

Por isso, dê prioridade aos alimentos considerados saudáveis, ou seja, os alimentos de verdade ou naturais, e reduza o consumo de industrializados e outros alimentos e componentes como sal, açúcar, gorduras maléficas, frituras, doces e vários outros não saudáveis ou em excesso.

Tenha também o hábito de praticar atividade física de forma regular, deixe de fumar, evite o consumo de álcool, durma bem e evite o estresse.

Todo esse conjunto de remédio natural para menopausa com certeza ajudará você a passar por essa fase de forma mais tranquila e sem tantos desconfortos.

2 Comments

  1. por favor entre em contato comigo, quero a formula da menopausa

    Leandra Marchente Vilela
    1. Olá,
      Sobre a Menopausa, entre em contato no nosso Whatsapp (14)99194-7712

      colaborador4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *